Ilha da Sublimação Fespa Brasil
Ilha da Sublimação Fespa Brasil é uma área com vastas oportunidades de lucratividade. Quem deseja iniciar seu negócio pode ter a certeza que terá muitos campos para atuar. Porém, como diz Alex Falcão, especialista em sublimação e diretor da ComunidadeWEB, “Primeiro o conhecimento, depois os equipamentos”. Ou seja, é preciso entender o processo, conhecer o mercado e aí então iniciar seu investimento.
A dica é: se você deseja investir em um novo negócio, faça um real estudo sobre os equipamentos disponíveis hoje, quais substratos existem, como vender o produto da forma correta, como cobrar por cada material, como divulgar suas produções… entrar neste mercado é ser o dono de uma empresa, e seu esforço vai medir seu sucesso.
Mesmo quem segue muitos desses passos acaba tendo problemas na sublimação & transfer. Há quem adquira bons equipamentos, executa o processo com perfeição, busca os melhores substratos e tem resultados finais de alta qualidade. Porém, acaba “travando” porque, mesmo com bons produtos, não consegue fazer boas vendas.
Por este motivo, consideramos que o “próximo passo” da sublimação & transfer vem de um termo muito falado nos tempos atuais: agregar valor! Este é um mercado com investimento inicial relativamente baixo, por isso muitos entram. E apenas os mais criativos, inovadores e quem produzir os melhores produtos vão de fato permanecer e ter sucesso. E para isso, é preciso muito estudo e esforço.
E como “agregar valor” e dar o próximo passo no mercado de sublimação & transfer? Aqui vão algumas dicas:
– Qualidade sempre
A qualidade é fundamental neste mercado. Com certeza você já recebeu um “brinde” que era tão malfeito que, no mesmo dia, rapidamente se desfez dele. Por outro lado, é bem possível que também já tenha recebido de presente um item feito com sublimação tão bonito que você sempre usa: uma caneca bonita, uma caneta diferente, um squeeze bem sublimado. A qualidade sempre será o item primordial em todos os mercados, e não é diferente na sublimação.
– Criatividade para ir além
Fazer um produto de qualidade é “obrigação” de toda empresa, correto? Então, o próximo passo é criatividade. E ela pode se manifestar das mais diferentes formas. Já pensou, por exemplo, unir duas técnicas diferentes em um mesmo objeto, como este lápis feito pela ComunidadeWeb? Ou oferecer a caneca já em um embrulho realmente diferenciado, para que seu cliente não busque em outro lugar? Tudo isso vai fazer as pessoas olharem com outros olhos para as suas capacidades. Surpreenda!
– Ofereça mais produtos
Nunca deixando a qualidade de lado, busque mais substratos para oferecer aos seus clientes. Vá além do que o mercado oferece e busque novas possibilidades para aumentar o seu portifólio. Exemplo: a possibilidade de sublimar em vinil sublimático, um adesivo preparado para sublimação, pode te abrir portas para inserir novos produtos com superfície lisa. Isso é agregar valor, é dar um passo a mais do que seus concorrentes estão dando e fazer a sua empresa se diferenciar.
– Arte é um diferencial
Não há como dissociar a sublimação & transfer de uma arte bem feita. Estude e conheça como fazer as artes corretas. Há ótimos programas no mercado e você precisa escolher o que mais se adapte ao seu gosto e necessidade. Ser original aqui é o grande diferencial para trazer mais valor, fazendo algo bonito e criativo que ninguém faz.
– Busque inspiração
A internet está repleta de exemplos criativos e fantásticos de itens produzidos com sublimação & transfer. Inspire-se com quem está fazendo bem e aplique o conceito em seus projetos. Importante: não copie trabalho alheio, use os bons exemplos para se inspirar e melhorar as suas ações.
– Promova seus projetos
Não adianta ter trabalhos super criativos e bem produzidos se ninguém vê ou sabe que você faz. Então, a divulgação é fundamental no mercado de sublimação & transfer. Use muito as redes sociais, elas são de grande importância. E aproveite todas as ferramentas possíveis para ampliar o seu grau de alcance: fale com amigos, peça que seus clientes façam boas referências de seu trabalho, imprima panfletos, enfim, pense que você só vai crescer se as pessoas souberem que sua empresa existe.
Essas são apenas algumas dicas para você que deseja dar o “próximo passo” e ampliar o sucesso da sua empresa de sublimação & transfer. Se você ainda não começou, considere esses toques como fundamentais e aplique tudo desde o início. E, reforçamos: primeiro o conhecimento, sempre!
E, para ampliar o seu conhecimento, a FESPA Digital Printing 2020, em parceria com a ComunidadeWeb, promove dentro da feira a Ilha da Sublimação. Será o momento de acompanhar quatro dias de palestras sobre o mundo da sublimação & transfer, com o compartilhamento de dicas, técnicas, bons exemplos, debates sobre o mercado e a exposição dos melhores produtos. Uma oportunidade única de dar um salto de qualidade na sua empresa!
Todo o conteúdo da Ilha da Sublimação é gratuito!
Anote na agenda: a FESPA Digital Printing acontece de 18 a 21 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
Aproveite para fazer agora a sua inscrição para visitar a feira e ter acesso ao espaço da Ilha dentro da feira: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro.
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