FESPA 2016

A FESPA Brasil / ExpoPrint Digital 2015 comprovou sua posição como a primeira grande feira de negócios do ano no setor de impressão digital e comunicação visual.

Promovida entre os dias 18 e 21 de março no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, a feira superou as expectativas e anuncia grandes novidades. Durante os quatro dias de feira, foram registrados 14.236 visitantes únicos. Os números deixam claro o enorme sucesso da FESPA Brasil / ExpoPrint Digital 2015.

Na comparação com a edição 2013, houve um crescimento de 8% em visitantes únicos. Para abrigar as grandes marcas nacionais e internacionais, a área de exposição foi aumentada em 8%. Foram 12% mais expositores do que em 2013 – e um crescimento ainda maior em marcas expostas: nesta edição foi atingido o número de 439 marcas.

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Reforçando a proposta feita pela FESPA e APS desde a primeira edição de reinvestir no mercado, buscando profissionalizar o mercado e criar demandas de impressão e negócios sustentáveis, foram organizados dois congressos gratuitos durante a exposição: o Congresso Internacional de Impressão Digital e Digital Textile

Conference, já presente em outras partes do mundo e realizado pela primeira vez no Brasil. Ambos fizeram enorme sucesso, somando um total de 496 participantes. Desde 2011, a APS e FESPA vêm estudando o mercado visando oferecer uma solução perfeita para expositores e visitantes, assim decidiu por promover a feira no início do ano, e assim consolidando sua posição como a primeira oportunidade do ano para gerar negócios e buscar novas oportunidades.

Tal iniciativa começou em março de 2013, manteve seu posicionamento em março de 2015 e neste momento, atendendo mais uma vez a necessidade do mercado, a feira passa a ser anual, com a próxima edição já confirmada, de 6 a 9 de abril de 2016. Outra grande novidade é que mais um segmento ganha espaço e uma terceira feira é confirmada para ocorrer na mesma data e espaço: a Brasil Label, iniciativa promovida entre APS Feiras e FESPA voltada para o crescente segmento de impressão de rótulos. APS FEIRAS REFORÇA VARIEDADE DE SOLUÇÕES APRESENTADAS Para Alexandre Keese, Diretor da APS Feiras, “O balanço é o mais positivo possível. Recebemos na FESPA Brasil / ExpoPrint Digital 2015 impressores vindos de todos os lugares do país. São empresários buscando novos investimentos, tecnologias e oportunidades de negócio.

E tudo foi encontrado aqui”. Keese ressalta a parte educacional e tecnológica da feira: “Tivemos uma série de palestras sobre tecnologia, gestão e oportunidades.

Os expositores demonstraram tecnologias em software, hardware, gestão, insumos, para que todas as soluções de comunicação visual, impressão digital e vestuário fos – sem atendidas de forma plena dentro da feira. Os em – presários saíram com a semente e pensando quantos projetos eles podem desenvolver”. O diretor da APS Feiras encerra destacando seg – mentos fortes e as novidades para o próximo ano: “Tivemos uma área têxtil forte, com impressão em cima de tecido gerando novas oportunidades de pro – dutos e negócios em vestuário. Apresentamos ainda sublimação, comunicação visual, rápidas e baixas tiragens; enfim, conseguimos cobrir tudo o que existe de novo. 
Para 2016, será planejada uma feira ainda mais especial, com mais conteúdo, trazendo informação sempre de primeira. Vamos agregar mais áreas, como a label, além de uma série de palestras e outras atividades”. CONGRESSOS NA FESPA BRASIL Em 2015, a FESPA Brasil promoveu a segunda edi – ção do Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital. Assim como em seu primeiro ano, a iniciativa foi bem sucedida.
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Durante três dias, o auditório ficou repleto de empresários que buscavam dicas e técnicas passadas por especialistas renomados de todo o mundo. Uma oportunidade única de aprendizado. Dentro do Congresso Internacional de Comu – nicação Visual e Impressão Digital, foi promovido o primeiro Debate de Estratégias de Mercado da Comunicação Visual no Brasil. A parceria entre APS, FESPA e Revista GF trouxe resultados positi – vos. Mediado pela editora da GF Luciana Andrade, especialista no segmento de comunicação visual, cinco empresários de diferentes pontos do Brasil – Fortaleza, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá – passaram experiências, impressões, métodos e técnicas ao público.

Foram abordados nichos de mercado, tecnologia, evolução empre – sarial, o trabalho com os funcionários, o impacto da economia, a busca por agregar valor, projetos em novas áreas, o futuro da comunicação visual e muito mais. O público participou tirando dúvidas e transmitindo suas aspirações no mercado. A novidade na FESPA Brasil 2015 foi o Digital Textil Conference.

A iniciativa destacou a impressão digital têxtil – ou estamparia digital -, que está em franco crescimento no Brasil e no mundo, gerando altas de – mandas de impressão.

Durante todo o dia, empresá – rios e especialistas no ramo falaram sobre técnicas, processos, história e outros pontos. Os representan – tes da APS Feiras e FESPA destacaram a importância dada em reverter os lucros em educação para o mer – cado, além de preocupação em gerar demanda de impressão. Ricardo Pi, diretor da Durst no Brasil, foi um dos palestrantes do Digital Textile Conference São Paulo: “No congresso, pudemos compartilhar com o públi – co local algo que já vem acontecendo com força na Europa e Estados Unidos: o uso do tecido para comu – nicação visual em grandes formatos. Comparamos a diferença em termos de custo e os benefícios do soft signage. Demonstramos esta possibilidade aos par – ticipantes”.

O gerente comercial da Global Química & Moda, Felipe Simeoni, reforça a presença na FESPA Brasil e o patrocínio ao Digital Textile Conference: “Tivemos uma participação muito qualitativa. Com muito pra – zer recebemos os nossos principais clientes em nos – so estande, de grandes indústrias do país. A Global é referência no segmento têxtil e ministramos quatro palestras. Dividimos conhecimento e vivência de mercado. Tivemos um dia especializado no segmen – to têxtil e pudemos levar conteúdo e referências do mercado”. EXECUTIVOS DA FESPA CELEBRAM RESULTADOS DA FESPA BRASIL Durante a FESPA Brasil 2015, os executivos da FESPA na Europa estiveram no Expo Center Norte e viram de perto a consolidação da marca no país com a segunda edição da feira. O presidente da FESPA, Lascelle Barrow, relata: “A feira foi fantástica. É absolutamente incrível o núme – ro de pessoas que vieram este ano. Em todos os dias, esteve lotada.

As pessoas ficam o dia todo na feira. É uma grande oportunidade ter a FESPA no Brasil. Os expositores ficaram extremamente felizes e isto é muito bom”.

Neil Felton, FESPA’s Chief Executive Officer, frisa: “As pessoas vieram até a FESPA Brasil para buscar apoio em encontrar novas possibilidades de negó – cios e impressão. Temos grandes oportunidades no país. A impressão digital é muito forte e oferece vas – tas possibilidades de negócio. Os visitantes estão se inspirando e dizendo que as coisas vão mudar e me – lhorar”.

Na primeira visita ao país de Michael Ryan, FES – PA’s Exhibition Manager, há 10 anos, as pessoas perguntavam quando a FESPA estaria no Brasil. “E agora temos esta feira incrível! É uma grande alegria para a indústria. A FESPA não visa lucros.

Ela reinveste seus lucros na indústria, com seminários, conferências e treinamentos. Estamos falando com expositores e com a comunidade de impressão para que possamos fazer o investimento da melhor maneira possível; vemos um grande futuro para a FESPA aqui no Brasil”, e adiciona: “Desde o primeiro dia, os expositores me paravam no corredor e diziam: Michael, a feira está excelente. Todas as empresas com quem eu falei ti – veram uma grande feira. O feedback foi muito positivo.

Algo muito importante é que as expectativas com a FESPA já são grandes. E elas foram alcançadas no Brasil”. De acordo com William Khabbaz, International Sales Executive da FESPA: “Tivemos um alto núme – ro de visitantes. Ouvi os expositores na feira que ressaltaram a qualificação do público. Tivemos um segmento têxtil forte. Os brasileiros estão em busca de informações e a parte de conteúdo foi interessante. Nossa política é de reinvestir todos os nossos lucros no mercado. Fazemos conferên – cias ao redor do globo e fomentamos a indústria para gerar novas demandas de impressão. Mostrar novas máquinas, tecnologias e possibilidades. A FESPA Brasil 2016 será maior e melhor.

Estamos sempre buscando novos mercados e prontos para o ano que vem”. WRAP CUP MASTERS SERIES TEM NOVO CAMPEÃO Outra iniciativa que contou com sua segunda edição foi o Wrap Cup Masters Series Brasil, um campeonato de envelopamento de veículos.

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O grande cam – peão foi Eduardo Chardosim Stabel, de Porto Alegre (RS), que superou na final Marcos Araújo Pereira, de Diadema (SP). Eduardo Chardosim Stabel, que ficou muito perto do prêmio em 2013, voltou e sagrou-se o grande vencedor. Ele destacou os 18 anos de expe – riência como bagagem para a disputa. Para Stabel, “O dia a dia conta muito, pois trabalho com isso há muitos anos e sei que é a experiência rotineira o principal treinamento. Vou me preparar muito para o mundial, seguir trabalhando forte e ficar atento às novidades do mercado para conseguir sempre os melhores resultados”. Adriano Medeiros, da PixelDots, reforçou a evolução dos competidores entre os dois torneios: “Ficamos impressionados com a categoria avançada dos doze competidores. Todos demonstraram um exce – lente preparo, cada um com seu método, e a vitória do Eduardo não foi uma surpresa, pois ele também tem um nível altíssimo. Já estamos preparando as novidades para os competidores de 2016!”.

 

7 de março de 2016

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